MUSEU DO CAFÉ: A lenda do café
- Franciele Gonçalo
- 9 de dez. de 2015
- 1 min de leitura
Na visita técnica ao Museu do Café, em Santos, as informações são passadas de uma forma dinâmica e clara. No primeiro momento é discutido sobre odescobrimento do café, não podendo faltar a fala sobre sua lenda.

Consegue adivinhar por quem o café foi descoberto? Por uma mulher? Por um homem? Quais suas apostas? Isso mesmo caro leitor, o café foi descoberto por uma... Cabra.
Segundo a lenda, um jovem pastor chamado Kaldi tomava conta do seu rebanho de cabras numa montanha, na Abissínia, hoje Etiópia. O pastor percebeu que alguns de seus animais desapareciam atrás da montanha por algumas horas e voltavam saltitantes. Ele ficou apreensivo. Temia que suas cabras estivessem possuídas pelo demônio. Uma noite, ele as seguiu. Viu que engoliam com muito apetite pequenos frutos vermelhos de uma planta desconhecida. Logo em seguida, as cabras e um velho bode começaram a dançar sob a luz da lua. Kaldi recolheu e experimentou alguns grãos. Sentiu em sua boca uma agradável sensação refrescante. E assim como seu rebanho, também começou a dançar.

Kaldi falou de sua experiência a um monge da região, que disse que os frutos pertenciam ao demônio, assim, indicou que queimassem o fruto desconhecido, porém, enquanto queimavam o cheiro que saia dos frutos era bom, fazendo o monge mudar de ideia. Ele levou uma porção até o monastério e preparou uma infusão. A descoberta se espalhou rapidamente entre outros monastérios, e a bebida se difundiu.
Referências: http://www.comexim.com.br/cafe/lenda
http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=38
Commenti